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Edição e redação: Amir Labaki |
Gilles Jacob – L’Arpenteur de la Croisette (O Topógrafo da Croisette)
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17/05/2010
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Não faltam anedotas deliciosas a “Gilles Jacob – L’Arpenteur de la Croisette” (O Topógrafo da Croisette), de Serge Le Perón, exibido em sessão especial. Jacob trabalhou em banco e na empresa paterna antes de dedicar-se profissionalmente ao cinema. Um comentário negativo a “História d’O” foi o pretexto para sua demissão como crítico do semanário L’Express, que dedicara uma matéria de capa ao pornô chic de Just Jaeckin. Seu primeiro contrato de trabalho com Cannes, como assessor do Delegado Geral Maurice Bessy, era de meio período, por seis meses, sem possibilidade de repetição. Em 1991, na presidência do júri, Roman Polanski passou o festival cotidianamente reclamando dos filmes selecionados -até se render no penúltimo dia a “Barton Fink –Delerios de Hollywood” dos irmãos Coen. |
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Cine Xangai
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17/05/2010
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Em “I Wish I Knew” do cineasta chinês Jia Zhangke, exibido no ciclo Un Certain Regard, um mosaico de histórias particulares compõe o grande quadro da evolução de Xangai nos últimos cem anos. A estrutura lembra a de “Peões”, de Eduardo Coutinho. Entrevistas e trechos de filmes clássicos mutuamente se iluminam. Nunca a China pareceu tão perto. |
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Hollywood noutras praias
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15/05/2010
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Greg MacGillivray e Sam George tornaram um projeto sobre os bastidores das filmagens de “Amargo Reencontro” (Big Wednesday, 1978) de John Milius num panorama da relação do cinema americano com o surfe. Exibido em sessão especial ainda como “work in progress”, “Hollywood Don’t Surf!” abarca desde as primeiras imagens fílmicas de alguém pegando onda, feitas em 1906 por ninguém menos que Thomas Edison, a sucessos recentes como “A Onda dos Sonhos” (2002) de John Stockwell. Entre os entrevistados, o veterano Frankie Avalon, os diretores Quentin Tarantino e Steven Spielberg e a surfista brasileira Maya Gabeira. |
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O telescópio de Guzmán
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14/05/2010
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Exibido em sessão especial, "Nostalgia de La Luz" combina duas obsessões do documentarista chileno Patrício Guzmán: a astronomia e os desaparecidos de Pinochet. O diretor de "A Batalha do Chile" visita a região do deserto de Atacama, onde não muito distantes ficam um dos principais centros de estudos espaciais do mundo e um dos campos de concentração da ditadura militar pinochetiana. |
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