Apresentação

Programação

Júri / Prêmios

Competição Internacional

Competição Nacional

Retrospectiva Internacional: Joris Ivens

Retrospectiva Brasileira

O Estado das Coisas

Mostra Paralela: Jean Rouch

Filmes de Jurados
|

O vigor do cinema brasileiro, após o seu declínio do início dos anos 90, é cada vez mais visível; por isso, está ocupando o espaço que lhe cabe no mercado. A consolidação do Festival "É Tudo Verdade", ora em sua quinta edição, acompanha o processo de retomada da produção cinematográfica brasileira. Os números são expressivos. Na última edição, 11 mil espectadores assistiram aos mais de 80 documentários nas sessões realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A importância da produção de documentários no Brasil, no entanto, não deve ser vista apenas pela quantidade de espectadores presentes. A qualidade do que vêm sendo produzido, em grande parte através das leis de incentivo fiscal, é o que vem atraindo esse público. Documentários como "Fé", e "Santo Forte", vencedores de várias competições internacionais, mostram a potencialidade dos realizadores brasileiros.
A abertura, na competição brasileira, para inclusão de videodocumentários em formatos eletrônicos/ magnéticos diferenciados, ocorrida no ano passado, trouxe uma ampliação salutar do número de inscritos, e também a melhor característica da recente retomada: a diversidade cultural do país, expressa nas telas. A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura acredita que as iniciativas que levam o público brasileiro a se perceber na tela, fazem com que ele se identifique ainda mais com a produção audiovisual nacional. A consolidação deste Festival, que expressa essa diversidade, é um exemplo disso.
José Álvaro Moisés
Secretário do Audiovisual - MinC
|
|