Sala de Imprensa

    Apresentação

    Filmes da Abertura
    SP / RJ

    Homenagem

    Competição Internacional

    Competição Brasileira

    O Estado das Coisas

    Retrospectivas
    Internacional / Brasileira

    Programas Especiais

    Atividades Paralelas

    Programação
    SP / RJ

    Locais de Exibição

    Júri e Prêmios

    Créditos

    Equipe

    Onde encontrar nossos
        convidados


    Regulamento

    Edição 2000


Seminário





CONFERÊNCIA INTERNACIONAL "TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO DOCUMENTÁRIO"

A Conferência Internacional "Tendências e Perspectivas do Documentário" traz pesquisadores e realizadores brasileiros e estrangeiros ligados ao cinema documental, buscando promover o debate e estimular a reflexão sobre os caminhos do gênero. A iniciativa é resultante do projeto "Miradas Iberoamericanas", desenvolvido pela Feisal (Federação Ibero-Americana de Escolas de Imagem e Som) com a meta de aprimorar o ensino e a produção documental nas escolas de cinema da região. A coordenação da Conferência é de Maria Dora Mourão, professora da ECA-USP, presidente da FEISAL e da FORCINE (Fórum Brasileiro de Escolas de Cinema e Audiovisual), e de Fernão Pessoa Ramos, pesquisador, professor da Unicamp e presidente da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema).

The International Conference on "Documentary Trends and Perspectives" brings together Brazilian and foreign researchers and producers who are connected with documentary movies, seeking to stimulate debate on how this format is headed. The initiative is the result of the "Iberian-American Sights" project, developed by FEISAL (Iberian-American Federation of Image and Sound Schools) for the purpose of improving documentary teaching and production in the regions’ cinema schools. The Conference is coordinated by Maria Dora Mourão, ECA-USP professor and president of FEISAL (Iberian American Federation of Image and Sound Schools) and FORCINE (Brazilian Forum of Cinema and Audiovisual Schools), and by Fernão Pessoa Ramos, researcher, Unicamp professor, and president of SOCINE (Brazilian Society of Cinema Studies).


TEMÁRIO

Atualmente, o documentário ocupa uma posição central na reflexão sobre a produção cinematográfica e audiovisual. Não pretendemos estabelecer uma definição estreita em torno do conceito "cinema documentário", restringindo-nos a um conjunto de obras com características mais tradicionais. A definição contemporânea inclui um amplo leque: do conjunto das imagens que assolam nosso cotidiano através da TV e Internet às experiências de vanguarda abertas pela intertextualidade e pelas narrativas em primeira pessoa. A organização das mesas busca estabelecer um horizonte que abranja esta ampla gama de produções audiovisuais, enfocando também a produção brasileira e latinoamericana, o ensino do formato e as questões éticas que envolvem o trabalho do documentarista.

The documentary currently holds a central place in reflection about cinematic and audiovisual production. We do not intend to restrain ourselves in a narrow definition of "documentary cinema", strictly related to more traditional production types. A contemporary definition goes much further: from the group of images that invade our daily lives via the TV and Internet, to the avant-garde experiments which are open to "intertextuality" and personal, first person, movies. The organization of the panels seeks to establish a horizon that covers this broad range of audiovisual productions, also focusing on Brazilian and Latin American documentary, instruction on documentary, and the ethical issues.

Mesa 1: "Fronteiras e Diferentes Tradições do Cinema Não Ficcional" - uma reflexão sobre os limites do cinema não ficcional e suas fronteiras com a ficção.

Panel 1: "Frontiers and Different Traditions of Non-fictional Cinema" – a reflection on the limits of non-fictional cinema and the borderlines it shares with fiction.

Mesa 2: "Cinema Documentário e Vanguarda" – discussão sobre a relação do cinema de vanguarda com o cinema não ficcional .

Panel 2: "Documentary and Avant-Garde Cinema" – discussion of the relationship of avant-garde cinema with non-fictional cinema.

Mesa 3: "Produção de Documentário: da película ao digital" - o impacto das novas tecnologias na produção documental e as perspectivas trazidas pela introdução de novos suportes.

Panel 3: "Documentary Production: from film to digital" – the impact of new technologies on documentary production and the perspectives brought to bear by introducing new media.

Mesa 4: "Brasil, América Latina e o Documentário" - um panorama do cinema documentário na América Latina, ontem e hoje.

Panel 4: "Brazil, Latin America and the Documentary" – a panorama of documentary cinema in Latin America, yesterday and today.

Mesa 5: "Ensino e Produção de Documentário" - relações entre ensino e produção de documentários nas universidades e discussão sobre as obras resultantes do projeto "Miradas Iberoamericanas".

Panel 5: "Documentary Instruction and Production" – the relationships between teaching and producing documentaries in the universities and a discussion of the works coming out of the "Iberian-American Sights" project.


ORGANIZAÇÃO

FEISAL – Federação Ibero-Americana de Escolas de Imagem e Som

Cinusp "Paulo Emílio" – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão-USP

Depto. de Cinema, Rádio e TV – ECA-USP

Programa de Pós-Graduação em Multimeios – UNICAMP

Instituto de Artes – UNICAMP


PATROCÍNIO

FAPESP

CNPq

TDC / CILECT – Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision

Instituto Itaú Cultural


APOIO

FORCINE – Fórum Brasileiro de Escolas de Cinema e Audiovisual.

SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Maria Farkas

Thiago Villas Boas

Julio Maria Pessoa

LOCAL DO EVENTO

Instituto Itaú Cultural - Sala Vermelha

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

Mesas Redondas

04 DE ABRIL – 14H00

"Fronteiras e Diferentes Tradições do Cinema Não Ficcional"

Coordenação: Silvio Fischbein, realizador e professor da Universidade de Buenos Aires (Argentina)

Palestrantes: Brian Winston, professor da Westminster University (Reino Unido)

José Carlos Avellar, crítico de cinema (Brasil)

Philippe Dubois, professor da Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris III (França)

Fernão Pessoa Ramos, pesquisador e professor da Unicamp (Brasil)

05 DE ABRIL – 14H00

"Cinema Documentário e Vanguarda"

Coordenação: Marcius Freire, professor da Unicamp (Brasil)

Palestrantes: Michael Renov, professor da Universidade of Southern California (EUA)

David França Mendes, diretor e roteirista (Brasil)

Peter Zimmermann, realizador e diretor científico da Casa do Documentário (Alemanha)

Pierre Bongiovanni, diretor do Centro de Pesquisas Pierre Schaeffer - CICV (França)

06 DE ABRIL – 14H00

"Produção de Documentário: da película ao digital"

Coordenação: Roberto Moreira, realizador e professor da Universidade de São Paulo (Brasil)

Palestrantes: Jorge la Ferla, professor da Universidade de Buenos Aires (Argentina)

Laurent Roth, diretor do Festival International du Cinéma Documentaire de Marseille. (França)

Eduardo Coutinho, realizador (Brasil)

Maria Dora Mourão, professora da Universidade de São Paulo e diretora do CINUSP "Paulo Emílio" (Brasil)

07 DE ABRIL – 10H30

"Brasil, América Latina e Documentário"

Coordenação: Henri Arraes Gervaiseau, realizador e pesquisador (Brasil)

Palestrantes: João Moreira Salles, realizador (Brasil)

Russell Porter, realizador e professor da Australian Film & TV School e do Columbia College Chicago (EUA)

Juan Francisco Urrusti, realizador e professor do Centro de Capacitación Cinematográfica (México)

Amir Labaki, crítico de cinema e diretor do Festival Internacional de Documentário "É Tudo Verdade" (Brasil)

07 DE ABRIL – 15H00

"Ensino e Produção Documental"

Coordenação: Andrea Stavenhagen, professora do Centro de Capacitación Cinematográfica (México)

Palestrantes: Michael Rabiger, professor do Columbia College Chicago (EUA)

Marília Franco, professora da Universidade de São Paulo e diretora da TV USP (Brasil)

Javier Herrera, diretor da Biblioteca, Arquivo e Fototeca da Filmoteca Espanhola.

Vladimir Carvalho, cineasta e professor da Universidade de Brasília (Brasil)

SERÃO EMITIDOS CERTIFICADOS AOS PRESENTES ÀS MESAS REDONDAS.