Sala de Imprensa

    Apresentação

    Filmes da Abertura
    SP / RJ

    Homenagem

    Competição Internacional

    Competição Brasileira

    O Estado das Coisas

    Retrospectivas
    Internacional / Brasileira

    Programas Especiais

    Atividades Paralelas

    Programação
    SP / RJ

    Locais de Exibição

    Júri e Prêmios

    Créditos

    Equipe

    Onde encontrar nossos
        convidados


    Regulamento

    Edição 2000


Programas Especiais




Novas Tendências do Documentário

INSTITUTO GOETHE E É TUDO VERDADE APRESENTAM:

NOVAS TENDÊNCIAS DO DOCUMENTÁRIO

Os documentários de observação no estilo do cinema direto - que renunciam a artifícios de encenação ou comentários do autor em busca da mais fiel imagem dos fatos - perdem terreno, a partir dos anos 80, para diversas formas mistas da produção documental, obras que rompem conscientemente as fronteiras entre os diferentes meios e gêneros. Os docu-dramas, a encenação disfarçada e o ensaio cinematográfico auto-reflexivo são os primeiros exemplos dessa nova tendência, que se desdobra em um repertório cada vez mais complexo: formatos semi-documentais de reconstituição de acontecimentos; programas de Reality TV, orientados para o jornalismo sensacionalista; docu-soaps, com a encenação de papéis do cotidiano, e, finalmente, fake-docus, que, simulando um caráter documental, põem em xeque e ironizam as estratégias tradicionais do gênero. No terreno do entretenimento televisivo, a era da Internet, com suas webcams monitorando e expondo o cotidiano de cidadãos comuns a milhões de pessoas, inspira o surgimento dos Big-Brother-Shows, que reciclam o terrível cenário do romance "1984", de George Orwell.
A partir de exemplos da produção documental contemporânea germânica, a mostra "Novas Tendências do Documentário" traz um inventário das atuais possibilidades do gênero. A palestra "Formas híbridas do filme documentário internacional", ministrada pelo alemão Peter Zimmermann, completa a programação de oito filmes da mostra. Zimmermann é diretor científico da Haus des Dokumentarfilms ("Casa do Documentário"), em Stuttgart (Alemanha). Acadêmico com passagens pelas Universidades de Wuppertal e Marburgo (Alemanha) e do Cairo (Egito), tem vários trabalhos publicados sobre a história da estética do gênero, sendo também co-editor da série "Close Up", dedicada ao documentarismo no cinema e na TV.

PALESTRA "FORMAS HÍBRIDAS DO FILME DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL"
31 DE MARÇO 19H00 CASA FRANÇA-BRASIL
3 DE ABRIL 20H00 CCSP

Contato:
Instituto Goethe
Rua Lisboa, 974
São Paulo SP 05413-001 Brasil
Tel: 55 11 30884288

FILMES

BUENOS AIRES - MINHA HISTÓRIA (IMAGENS DA AUSÊNCIA)
BUENOS AIRES - MEINE GESCHICHTE (IMÁGENES DE LA AUSENCIA)
BUENOS AIRES - MY STORY (IMAGES OF ABSENCE)


German Kral

Alemanha
89', cor/ p&b, 16mm, 1999
Falado em alemão, legendas em espanhol

O retorno do diretor a sua Buenos Aires natal, após anos estudando cinema na Alemanha. Diário de viagem sobre o amor e sua ruína, inspirado no desejo do autor de compreender as causas da separação de seus pais.

1º DE ABRIL 19H00 CASA FRANÇA-BRASIL
4 DE ABRIL 15H00 CCSP

HANS WARNS - MEU SÉCULO XX
HANS WARNS - MEIN 20. JAHRHUNDERT
HANS WARNS - MY 20TH CENTURY


Gordian Maugg

Alemanha
105', cor/ p&b, 16mm, 1999
Falado em alemão, legendas em espanhol

O filme resgata registros fotográficos feitos pelo marujo alemão Hans Warns, mesclando-os a músicas e sons de época e a encenações que imitam a estética de filmes históricos, numa visão muito pessoal da história do século XX.

1º DE ABRIL 14H00 CASA FRANÇA-BRASIL
4 DE ABRIL 20H00 CCSP

O ÚLTIMO DOCUMENTÁRIO
DER LETZTE DOKUMENTARFILM
THE LAST DOCUMENTARY


Daniel Sponsel & Jan Sebening

Alemanha
65', cor, 16mm, 1998
Falado em alemão, legendas em espanhol

Quebra-cabeças que conduz o espectador a uma viagem por 100 anos de história do documentário. Olhar pessoal dos autores sobre materiais que vão dos primeiros filmes dos irmãos Lumière a experimentos com webcams.

1º DE ABRIL 16H00 CASA FRANÇA-BRASIL
4 DE ABRIL 18H00 CCSP

O JOGO DE MESTRE
DAS MEISTERSPIEL
THE MASTER TOUCH


Lutz Dammbeck

Alemanha
105', cor, 16mm, 1997
Falado em alemão, legendas em espanhol

Um ataque a obras do pintor vienense Arnulf Rainer. Uma série de atentados a bomba em vários pontos de Viena. Qual a relação entre esses acontecimentos? O que é realidade, o que é simulação, o que é invenção?...

31 DE MARÇO 14H00 CASA FRANÇA-BRASIL
3 DE ABRIL 18H00 CCSP

A FLOR DA DONA DE CASA
DIE BLUME DER HAUSFRAU
THE HOUSEWIFE'S FLOWER


Dominik Wessely

Alemanha
92', cor, 16mm, 1997
Falado em alemão, legendas em espanhol

Um conto sobre valores alemães: a limpeza, a casa própria e, naturalmente, o aspirador. Uma história de vendedores de aspiradores e outros trapaceiros, extraída da vida real.

30 DE MARÇO 16H00 CASA FRANÇA-BRASIL
3 DE ABRIL 15H00 CCSP

IMAGENS VAGABUNDANTES
VAGABONDING IMAGES


Simone Fürbringer & Nicolas Humbert

Alemanha
48', cor/ p&b, 16mm, 1998
Falado em alemão, legendas em espanhol

Filme composto de fragmentos da memória e de instantes vividos, numa seqüência de micro-histórias. Um "delicioso cadáver cinematográfico", inspirado na poética dos surrealistas franceses e dos haicais japoneses.

31 DE MARÇO 16H00 CASA FRANÇA-BRASIL
4 DE ABRIL 18H00 CCSP

VAGA
VACANCY


Matthias Müller

Alemanha
15', cor, 16mm, 1999
Falado em alemão, legendas em espanhol

Imagens de Brasília captadas em 1998 se misturam a tomadas da cidade realizadas nos anos 60. A "última utopia do século XX" (Umberto Eco) surge povoada apenas por guardas e faxineiros que mais parecem figurantes.

30 DE MARÇO 14H00 CASA FRANÇA-BRASIL
4 DE ABRIL 18H00 CCSP

DIVINA OBSESSÃO
DIVINA OBSESIÓN
DIVINE OBSESSION


Volko Kamensky

Alemanha
27', cor, 16mm, 1999
Falado em alemão, legendas em espanhol

O filme busca a metafísica a partir de uma investigação sobre os novos métodos franceses de engenharia de trânsito. Imagens extremamente objetivas se misturam a uma música definitivamente subjetiva.

30 DE MARÇO 14H00 CASA FRANÇA-BRASIL
4 DE ABRIL 15H00 CCSP