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    Edição 2000


Retrospectiva
Frederick Wiseman






Festival É Tudo Verdade, que começa dia 29 de março, traz pela primeira vez ao Brasil o maior documentarista norte-americano

Reconhecido como mestre por documentaristas como João Moreira Salles e Ricardo Dias, o cineasta norte-americano Frederick Wiseman vem pela primeira vez ao Brasil, a convite do É Tudo Verdade - 6º Festival Internacional de Documentários, que a ele dedica sua retrospectiva deste ano. Wiseman é considerado o mais importante documentarista norte-americano e já foi homenageado com 29 retrospectivas, realizadas em 14 diferentes países. Vencedor de vários prêmios Emmy e constantemente convidado para os principais festivais internacionais, o cineasta mereceu diversos prêmios por sua carreira, como o Prêmio Gold Hugo do Festival de Chicago e o Carreer Achievement da Associação Internacional de Documentários.

Com direção do crítico Amir Labaki, o É Tudo Verdade - 6º Festival Internacional de Documentários é o mais importante evento latino-americano dedicado ao gênero documental. Sua edição 2001 está prevista para o período entre 29 de março e 8 de abril, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

São exibidos na Retrospectiva Internacional do festival oito dos principais trabalhos de Wiseman. Entre eles, seu filme de estréia Titicut Follies, de 1967, e Belfast, Maine (1999), sua última produção. São apresentados ainda High School (1968), Juvenile Court (1973), Welfare (1975), Model (1977), Law and Order (1969) e Hospital (1969) - os dois últimos vencedores do Prêmio Emmy. (ver abaixo sinopses dos filmes).

Dono de uma trajetória única no documentário norte-americano, Frederick Wiseman tem sido muitas vezes definido como "o melhor e mais corajoso observador do lado sinistro da sociedade contemporânea". Formado em Direito na Universidade de Yale, começa sua carreira cinematográfica produzindo The Cool World, de Shirley Clarke, em 1963, um olhar semidocumental sobre a delinqüência juvenil no bairro nova-iorquino do Harlem. Sua primeira direção, Titicut Follies - rodado em um hospital psiquiátrico para criminosos - começa a estabelecer sua reputação polêmica. O filme foi banido nos Estados Unidos de 1967 a 1992.

Nos últimos 33 anos, Wiseman constrói uma vasta obra dedicada principalmente a explorar as grandes instituições americanas, retratando escolas, hospitais, departamentos de polícia, academias militares, mosteiros, cortes de Justiça, centros de pesquisa científica e o sistema de seguridade social, e sempre expondo, no mais puro estilo do cinema verdade, os efeitos desumanos da burocracia. Sua abordagem revela a faceta mais aterradora de uma sociedade presumivelmente igualitária e democrática. Em alguns casos, Wiseman aponta sua câmera para realidades mais circunscritas - o mundo fashion, uma estação de esqui, um parque público, uma companhia de teatro ou um pequeno vilarejo de pescadores. Sem deixar, no entanto, de retratá-los como microcosmos da experiência do homem ocidental. Mais informações no site www.zipporah.com .

Sinopse dos Filmes

Titicut Follies

Um retrato desolador e pitoresco das condições vividas pelos detentos no Manicômio Judiciário de Bridgewater, Massachusetts. Titicut Follies documenta o modo como os internos são tratados pelos funcionários - guardas, assistentes sociais e psiquiatras. Polêmico, o filme foi banido pela Supremo Corte do Estado entre os anos de 1967 e 1992. Melhor Filme no Festival de Manheim; Melhor Filme Sobre a Condição Humana no Festival dei Popoli de Firenze.
"Titicut Follies é um documentário que conta muito mais do que queríamos saber - mas não conta mais do que deveríamos saber - a respeito da vida atrás dos muros de uma daquelas instituições onde arquivamos e esquecemos os criminosos dados como insanos... O tratamento dado pela sociedade aos seus cidadãos mais insignificantes - e esses, com certeza, são os nossos mais insignificantes - talvez seja a melhor medida do nível de sua civilização. A realidade repugnante revelada em Titicut Follies nos força a contemplar nossa grande capacidade de sermos insensíveis." - Richard Schickel, Life.

High School

O sistema educacional existe não apenas para repassar "fatos"; seu ideal é transmitir os valores sociais de uma geração para outra. High School mostra como funciona esse condicionamento social. Num grande colégio urbano, de qualidade acima da média, testemunha uma série de encontros formais e informais entre professores, alunos, pais e administradores - nesses encontros, transparece a ideologia e os valores da instituição. Exibido nos festivais de São Francisco, Nova York, Viena, Amsterdã e de Pulsan (Coréia).
"High School não mostra desafios intelectuais. (...) De algum modo, a escola pega adolescentes vivos e procura transformá-los em eunucos mentais de 40 anos de idade... Não é de admirar que os jovens se desliguem, devaneiem, tornem-se agressivos e procurem fugir... O que mais assusta em High School é sua excessiva veracidade, a maneira com que ele capta um autêntico campo de batalha." - Peter Janssen, Newsweek.

Law and Order

Law and Order documenta as atividades rotineiras da polícia de Kansas City, Missouri. Filmado na região com o mais alto índice de criminalidade da cidade, o filme analisa o vasto leque de trabalhos que a polícia deve executar: impondo a lei, mantendo a ordem pública e oferecendo serviços sociais de vários tipos. As cenas mostram como o treinamento, as expectativas da comunidade, sua posição sócio-econômica e a ameaça de violência afetam o comportamento do policial. Os incidentes incluem, entre outros, a prisão de um ladrão de carros e de uma prostituta, o assalto a uma loja de roupas, emergências médicas e a intervenção em brigas familiares. Prêmio Emmy de Melhor Documentário Jornalístico 1969.
"... Existe a ameaça implícita da violência em qualquer chamada pelo rádio. Além do mais, os tiras devem resolver inúmeros problemas rotineiros - bebedeiras, acidentes de trânsito, brigas familiares - que não podem ser 'solucionados' de forma satisfatória e nos quais a maioria das pessoas 'decentes' nem quer se envolver." - Gary Arnold, The Washington Post.

Hospital

O filme mostra as atividades cotidianas de um grande hospital urbano, o Metropolitan, de Nova York, com ênfase nos serviços do pronto-socorro e dos ambulatórios. Os casos mostrados ilustram como a perícia profissional, a disponibilidade de recursos, a boa organização e o nível de comunicação entre o pessoal do hospital e os pacientes afetam a prestação de cuidados médicos apropriados. Prêmio Emmy de Melhor Documentário Jornalístico 1970; Prêmio Emmy de Melhor Diretor.
"A experiência de ver este filme é uma das mais abertas e reveladoras do gênero. Você encara a miséria e reconhece que não há nada a temer... Quando o filme chega ao fim, estamos envolvidos de tal maneira que os olhos se enchem de lágrimas, porque a nós não resta simplesmente nenhuma outra reação diante da intensidade desta visão nua e crua das atividades comuns ao Metropolitan Hospital. " - Pauline Kael, The New Yorker.

Juvenile Court

A complexa variedade dos processos na Corte Juvenil de Memphis, Tennessee: colocação de crianças em lares adotivos, uso excessivo de drogas, assaltos a mão armada, crimes sexuais contra menores. As seqüências ilustram dilemas como a proteção comunitária vs. o desejo de reabilitação, a ampla variedade e os limites das opções disponíveis ao tribunal, a psicologia do infrator e as questões constitucionais e administrativas envolvidas na gestão de um tribunal juvenil. Troféu Siver Phoenix no Festival de Atlanta; Indicado para o Prêmio Emmy de Melhor Documentário Jornalístico 1974.
"O principal impacto do filme vem de seus pitorescos e freqüentemente penosos vislumbres das pessoas inesquecíveis que são trazidas perante a Corte... Juvenile Court não ataca a instituição que está estudando, nem sugere novas ou diferentes soluções para os perenes problemas humanos." - David Sterritt, The Christian Science Monitor.

Welfare

A natureza e a complexidade do sistema de seguridade social é examinada através de seqüências que ilustram a enorme diversidade de problemas enfrentados pela previdência: moradia, desemprego, divórcio, problemas médicos e psicológicos, crianças abandonadas ou maltratadas, idosos. As questões são apresentadas em um contexto onde os assistentes sociais e os segurados lutam para enfrentar e interpretar as leis e regulamentos que regem seu trabalho e suas vidas. Melhor Documentário no Festival de Atenas; Medalha de Ouro no Festival das Ilhas Virgens.
"Como mostra o filme de Wiseman, o escritório da previdência é um campo de batalha, onde os pobres lutam desesperadamente contra um sistema complexo de regulamentos ardilosos que conseguem derrotar até os mais fortes e espertos... Um filme deslumbrante." - Ken Wlaschin, London Film Festival Program 1975

Model

O filme mostra modelos masculinos e femininos trabalhando em comerciais de TV, desfiles de moda, fotos publicitárias, posando para capas de revistas e anúncios para uma variedade de produtos: coleções de grifes, casacos de pele, roupas esportivas e automóveis. Os modelos trabalham com fotógrafos com diferentes técnicas. Também vemos o aspecto empresarial da administração de uma agência: entrevistas com candidatos a modelo, orientação profissional, preparo de books, relações com os clientes e planejamento de viagens. Model apresenta uma visão das relações entre moda, negócios, propaganda, fotografia, televisão e fantasia. Vencedor do CINE Golden Eagle Certificate 1980; exibido nos festivais de Londres, Hong Kong e Yamagata.
"Temos todo o fascínio de penetrar em outro mundo, sem o aborrecimento de sermos conduzidos a pensar de determinada maneira sobre o que vemos... A câmera de Wiseman, como o olho humano, não reage apenas passivamente. Ela tem o poder de focalizar algo específico, de observá-lo e de ser a nossa fonte de compreensão." - Mary Frasier, London Times Literary Supplement.

Belfast, Maine

Belfast, Maine é um filme sobre as experiências comuns de uma linda cidade portuária do leste dos Estados Unidos. É um retrato da vida cotidiana, com particular ênfase sobre o trabalho e a cultura da comunidade. Entre as atividades mostradas no filme, há o trabalho de pescadores de lagostas, pilotos de rebocador, operários, comerciantes, vereadores, médicos, juízes, policiais, professores, assistentes sociais, enfermeiras e religiosos. As atividades sociais incluem um ensaio de coral, uma aula de dança, aulas de música e uma produção teatral. O documentário conta as experiências comuns desta pequena cidade americana. Mayor's Prize no Festival de Yamagata; Prêmio de Documentário da TV da Baviera no Festival de Munique.
"Se Wiseman fosse um pintor, seria um pontilhista. Ele junta pequenos pontos de cor, trabalhando meticulosamente em uma ampla tela. Somente ao afastar-se da obra vemos formado um grande mural - um mural que conta a história de uma cidade, de uma sociedade, de toda uma espécie." - Matt Zoller Seitz, Newark Star Ledger.