10th International Documentary Conference
Introduction
Program
Registration
Programa / Program
Dia 14 – 14h30 / April 14 - 2:30pm
Mesa 1 / Table 1
Panorama contemporâneo do documentário de arquivo.
Contemporary Panorama of the Archival Documentary
PARTICIPANTES / PARTICIPANTS
Michael Renov
Professor de Estudos da Crítica e reitor associado
da USC School de Estudos Cinematográficos.
Co-fundador da Visible Evidence, conferência internacional
de estudos sobre o documentário, e autor e editor de vários livros.
Professor of Critical Studies and Associate Dean of
the USC School of Cinematic Arts. He is co-founder
of Visible Evidence, an international conference on
documentary studies, and author and editor of several books.
Amir Labaki
Crítico de cinema e diretor do “É Tudo Verdade”
Festival Internacional de Documentários. É autor
de onze livros sobre cinema e história.
Film critic and director of “It’s All True” International
Documentary Film Festival. He is the author of eleven
books on cinema and history.
MEDIAÇÃO / MODERATOR
Maria Dora Mourão
Professora do Depto de Cinema, Rádio e TV da
ECA-USP e Vice-Diretora da ECA-USP. Diretora do
CINUSP “Paulo Emílio” - Pró-Reitoria de Cultura e
extensão da Universidade de São Paulo e Presidente
da Sociedade Amigos da Cinemateca.
Professor of the Dept. of Cinema, Radio and TV of
ECA-USP and Vice Director of ECA-USP. Director of
CINUSP “Paulo Emílio” - Pró-Reitoria de Cultura e
Extensão da Universidade de São Paulo. President
of the Sociedade Amigos da Cinemateca.
Dia 15 – 10h / April 15 – 10am
MESA 2 / ROUNDTABLE 2
Duas experiências: o uso de imagens de arquivos e a construção de sentidos.
Two Experiences: the use of archival images and the construction of senses
PARTICIPANTES/ PARTICIPANTS
Eduardo Escorel
Montador, entre outros, de “Terra em transe”,
“Cabra marcado para morrer” e “Santiago”. Diretor
de “Lição de Amor”, “Ato de Violência”, “O Tempo
e o lugar”, “35 - O Assalto ao Poder” e “Vocação
do Poder”, codirigido por José Joffily.
Editor, among others, of “Terra em Transe,” “Cabra
Marcado para Morrer,” and “Santiago.” Director of
“A Lesson in Love,” “Act of Violence,” “O Tempo e o
Lugar,” “35 - O Assalto ao Poder,” and “Vocação do
Poder,” co-directed by José Joffily.
Susana de Sousa Dias
Cineasta e artista plástica portuguesa, professora
na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Dentre
os seus filmes destacam-se: “Processo-Crime
141/53-Enfermeiras no Estado Novo” (2000), “Natureza
morta” (2005) e “48” (2010).
Portuguese filmmaker and artist, professor at the
Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Her films include:
“Processo-Crime 141/53-Enfermeiras no
Estado Novo” (2000), “Still Life” (2005), and “48”
(2010).
MEDIAÇÃO / MODERATOR
Esther Hamburger
Professora e chefe do Departamento de Cinema,
Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes
da USP. Doutora em Antropologia Social pela
University of Chicago. É autora do livro “O Brasil
antenado: a sociedade da novela”.
Professor and Head of the Film, Radio and Television
Department of ECA-USP. Ph.D. in Social Anthropology
by the University of Chicago. She is the
author of the book “O Brasil atenado: a sociedade
da novela.”
Dia 15 – 14h30 / April 15 – 2:30Pm
MESA 3 / TABLE 3
O documentário de arquivo na América Latina
The Archival Documentary in Latin America
PARTICIPANTES/ PARTICIPANTS
Gregorio Carlos Rocha Valverde
Realizador e produtor mexicano, focou em seus
documentários especialmente as relações de vizinhança
entre o México e os EUA. Professor convidado
da New York University e do Centro de
Capacitación Cinematográfica do México.
Mexican filmmaker and producer whose documentaries
focus especially on neighbor relations between
Mexico and the US. Guest professor of New
York University and the Centro de Capacitación
Cinematográfica de México.
Susana Foxley Tapia
Roteirista e diretora de documentários, como
“Nema Problema” (2001), em parceria com Cristián
Leighton, premiado nos festivais de Nova
York, de Cine Latino de Toronto e no FIDOCS
(Chile).
Screenwriter and director of documentaries like
“Nema Problema” (2001, in partnership with Cristián
Leighton), awarded at New York, Toronto Latin
Film Festival, and FIDOCS (Chile).
MEDIAÇÃO / MODERATOR
Eduardo Morettin
Professor do Departamento de Cinema, Rádio e
TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade
de São Paulo, coordena o Programa de
Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais
da ECA-USP.
Eduardo Morettin is professor of the Department
of Cinema, Radio, and TV of the Escola de Comunicações
e Artes of the Universidade de São Paulo.
He also coordinates the Post-Graduate Program of
Audiovisual Processes at ECA-USP.
Dia 16 – 10h / April 16 – 10am
MESA 4 / ROUNDTABLE 4
Rememorando Jay Leyda: uma homenagem no centenário de seu nascimento.
Recollecting Jay Leyda: a tribute to his centennial birthday
PARTICIPANTES/ PARTICIPANTS
Bill Nichols
Professor de cinema na San Francisco State University,
consultor de diversas produções documentais
e autor de dez livros, entre eles, “Introduction
to Documentary” and “Engaging Cinema:
An Introduction to Film Study”.
Film professor at San Francisco State University,
consultant for several documentary productions,
and author of ten books, including “Introduction
to Documentary” and “Engaging Cinema: An Introduction
to Film Study.”
João Luiz Vieira
Professor Associado do Departamento de Cinema
e Vídeo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação
da Universidade Federal Fluminense.
Doutor em Cinema Studies - New York University.
Pós-doutor pela Universidade de Warwick (Inglaterra).
Associate Professor of the Film and Video Department
and the Post-Graduate Program of Communication
at the Universidade Federal Fluminense.
Doctorate in Cinema Studies - New York University.
Post-doctorate from University of Warwick (England).
MEDIAÇÃO / MODERATOR
Ismail Xavier
Professor do Departamento de Cinema, Rádio e
TV da ECA-USP. É autor de diversos livros, como
“Alegorias do Subdesenvolvimento: Cinema
Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal” e “O Olhar
e a Cena, Sertão Mar: Glauber Rocha”.
Professor of the Department of Cinema, Radio, and
TV at ECA-USP. Xavier is author of several books,
including “Alegorias do Subdesenvolvimento: Cinema
Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal” and “O
Olhar e a Cena, Sertão Mar: Glauber Rocha.”
|