10 de Agosto de 2006, Quinta-feira
Local: Cinemateca Brasileira, São Paulo

09h00 - 10h55

19. Os Trópicos no Documentário Ocidental. Entre Mundos Imaginários e a Cobertura de Notícias

Coordenador: Peter Zimmermann (Documentary Film Center-Stuttgart, Alemanha)

Peter Zimmermann (Documentary Film Center-Stuttgart, Alemanha)
Dos Esteriótipos Coloniais e Exóticos a uma Permanente Área de Crises. Os Trópicos no Documentário Alemão antes e depois da Segunda Guerra Mundial

Darlene Sadlier (Indiana University-Bloomington, EUA)
Ao Sul da Fronteira com Disney: O Documentário “Making of” de “Saludos Amigos”

Leonardo Vidigal (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
Visões brasileiras sobre a Jamaica: um caso de comunicação intercultural através do cinema, do audiovisual e da música popular

Jesse Lerner (The Claremont Colleges, EUA)
Eisenstein no Yucatan: Encontros Arrebatadores com os Trópicos

Joachim Bernauer (Instituto Goethe, Brasil)
Os Trópicos “Reloaded”: Uma proposta para a rede global do Institudo Goethe e seus parceiros de repensar o inventário do imaginário tropical

11h00 - 12h55

20. Memoria e Historiografia

Coordenador: Amir Labaki (É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, Brasil)

Arthur Autran (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Entre a Cavação e a Vanguarda: Filme de Montagem e Material de Base.

Anita Leandro (Universidade Michel de Montaigne-Bordeaux 3, França)
Compilação de arquivos e atos de memória no documentário contemporâneo

Glênio Nicolo Povoas (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil)
A historiografia de cinema brasileiro vista pela não-ficção

Amir Labaki (É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, Brasil)
Jean-Claude Bernardet Documentarista: Ensaios de Montagem

14h30 - 16h25

21. A Representação da Cidade

Coordenador: Rubens Machado (Universidade de São Paulo, Brasil)

José Gatti (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Utopia e distopia em “Vacancy”, de Mathias Mueller

María Henriqueta Creidy Satt (Pontífica Universidade Católica RGS, Brasil)
“Edifício Master” e a cidade fantástica

Rubens Machado (Universidade de São Paulo, Brasil)
“São Paulo, a sinfonia da metrópole” e os filmes de B. J. Duarte: A metrópole em duas tangentes distintas da modernidade

14h30 - 16h25

22. O Documentário e a Vida Cotidiana

Coordenador: Eduardo Escorel (Realizador/ Filmmaker, Brasil)

Jacqueline Levitin (Simon Fraser University, Canadá)
Investigando História e Memória: Navegando Entre o “Documento” do Documentário e o Filme Experimental Pessoal

Efrén Cuevas (University of Navarra, Espanha)
Crônicas do Cotidiano através das Lentes do Realizador Profissional.

Eduardo Escorel (Cineasta / Filmmaker, Brasil)
De dentro, de fora

16h30 - 18h25

23. Historia, Iconografia política, Memória

Coordenadora: Ana Amado (Universidade de Buenos Aires, Argentina)

Christian Gundermann (Mount Holyoke College, EUA)
“Tire Dié” – “Villa Sapito” – “Bonanza”. Tres generaciones de documentalistas frente a las villas miseria.

Mariano Mestman (Universidade de Buenos Aires, Argentina)
Imágenes en disputa. Una revisión del documental político argentino de los años 60/70

Ana Amado (Universidade de Buenos Aires, Argentina)
Estéticas del duelo como documentos de historia

Alejandra Oberti (Universidade de Buenos Aires, Argentina)
La memoria abierta: acerca de un uso posible de los archivos testimoniales

19h30
Exibição de Filme Documentário:

Caparaó
Direção: Flavio Frederico
Brasil, 2006, 77´, Beta digital

Em agosto de 1966, um grupo de cerca de vinte guerrilheiros, em sua maioria ex-militares expurgados pelo regime, instalou-se na Serra do Caparaó, na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais. Em condições precárias, iniciaram um rigoroso treinamento militar na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação contra a ditadura. A guerrilha foi patrocinada pelo presidente cubano Fidel Castro e organizada por Leonel Brizola, durante seu exílio no Uruguai. A partir de depoimentos de ex-guerrilheiros, escritores, jornalistas e policiais militares, todos diretamente envolvidos no projeto, revela-se a tentativa de se fazer uma “Sierra Maestra” brasileira.
* Melhor Documentário de longa-metragem, É Tudo Verdade 2006