08 de Agosto de 2006, Terça-feira
Local: Cinemateca Brasileira, São Paulo

09h00 - 10h55

7. Reconfigurando História e Memória através de Documentários de Arquivo

Coordenadora: Marsha Kinder (University of Southern California, EUA)

Marsha Kinder (University of Southern California, EUA)
Documentarios de Arquivo como Rede Transmídia: Mapeamentos Sensoriais e Ciência Global

Matt Soar (Concordia University, Canadá)
Logo Cidades: Montreal

Catherine L. Benamou (University of Michigan, EUA)
“É Tudo Verdade” de Orson Welles: Os caminhos do resgate

Hart Cohen (University of Western Sydney, Austrália)
“Datadiversidade” e Conhecimento Visual: Explorando Modelos Emergentes para Arquivos Indígenas e Documentário na Austrália

Brian Goldfarb (University of California, EUA)
Global Tourette: um documentário e um projeto de intervenção na área de saúde pública em múltiplos formatos

11h00 - 12h55

8. A Máquina da Presença Historiográfica

Coordenadora: Jane M. Gaines (Duke University, EUA)

Jane M. Gaines (Duke University, EUA)
“Historiograficidade” Documental

Bjorn Sorenssen (University of Trondheim NTNU, Noruega)
Movendo-se por um passado presente. Audiências locais de filmes e práticas de exibição experimental

Marina Moguillansky (University of Buenos Aires, Argentina)
Notas sobre o hibridismo entre documentário e ciências sociais

14h30 - 16h25

9. Representando a História, Representando a Memória

Coordenadora: Alice Lovejoy (Yale University, EUA)

Mariana Baltar (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Tornar crível o invisível: o melodramático nas performances da memória nos documentários

Susan Scheibler (Loyola Marymount University, EUA)
Memórias Obstinadas e Identidades Culturais

Vinicius Navarro (Universidade Metodista de São Paulo, Brasil)
Fios da Memória: História e Performance nos filmes de Eduardo Coutinho

Alice Lovejoy (Yale University, EUA)
Cumplicidade Histórica e o Cotidiano nos Documentários de Peter Kerekes

14h30 - 16h25

10. A imagem-frágil: fragmento, precariedade e impotência no documentário

Coordenadora: Andrea Molfetta (Universidade de São Paulo, Brasil)

Andrés Di Tella (Realizador, Argentina)
“Diario de la India”

Andrea França (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil)
A Imagem Frágil no documentário brasileiro

Consuelo Lins (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
O filme-dispositivo no cinema brasileiro

Andrea Molfetta (Universidade de São Paulo, Brasil)
O documentário performativo como técnica de sí

16h30 - 18h25

11. Múltiplo, ordinário, comum: a identidade como singularidade

Coordenador: César Guimarães (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)

César Guimarães (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
A singularidade como figura lógica e estética no documentário

Carlos de Brito e Mello (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)
O espetáculo e a vida infame em “Ônibus 174”

Ilana Feldman (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
A condição extraordinária do homem ordinário em “Esta não é sua vida” e “O fim e o principio”

Pedro Lapera (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Funk e rap no documentário brasileiro contemporâneo.

16h30 - 18h25

12. Corpos de Extremidades: O Potencial Intervencionista de Representações Não-Ficcionais de Crise e Conflito Político

Coordenador: Noah Shenker (University of Southern California EUA)

Elizabeth Cowie (University of Kent of Canterbury, Inglaterra)
Documentário de arte política: fatos emotivos e verdades

Noah Shenker (University of Southern California, EUA)
Reinvidicando Gaza: O Potencial Transformativo Político e Ético de Imagens Recicladas de Ocupação, Retirada, e Resistênca no Conflito Israel-Palestina

Cristian Borges (Université Paris III - Sorbonne Nouvelle, França)
Sobre o papel da “mise en scène” num determinado tipo de documentário

19h30
Exibição de Filme Documentário:

La Guerrilla y la Esperanza: Lucio Cabanas
A Guerra e a Esperança: Lucio Cabañas
Direção: Gerardo Tort
Pesquisa e Roteiro: Marina Stavenhagen
México, 2005, 101’, DVD

Lucio Cabanas, líder rural assassinado pelo exército em 1974, encabeçou um dos movimentos guerrilheiros mais importantes do México durante os anos 60 e 70. Seu legado e a memória da luta dos camponeses na serra de Guerrero, que tantos mortos e desaparecidos deixou para trás, ainda permanecem vivos e representam um símbolo libertário de compromisso pelos pobres. Os testemunhos de ex-gerrilheiros e companheiros de armas, de simpatizantes, de familiares e sobreviventes, de historiadores e sociólogos, reconstroem não apenas a história de Cabanas, como também contribuem para a reflexão sobre as causas e a recorrência dos movimentos armados na luta social que tem caracterizado o México ao longo do último século.